Vocês já devem ter ouvido falar sobre o Crash dos videogames de 1983...
........................... NÃO MESMO!!!
Tudo Bem eu irei fazer um breve resumo da "ópera", aconteceu mais ou menos assim: Com o enorme sucesso do Atari, Os donos dessa empresa, ficaram gananciosos, e começaram á lançar games em um curto espaço de tempo, o que acabou fazendo com que o mercado fosse inundado de títulos medíocres, o levando a saturação, de certo modo, as pessoas começaram á ficar muito decepcionados com a falta de criatividade e diversão dos novos jogos.
Claro que o fraco hardware do Atari ajudou nisso! Continuando....
...Consequentemente as pessoas perderam o interesse nessa nova forma de mídia interativa que estava apenas no início de sua jornada, muitas pessoas achavam que Videogames eram apenas uma moda passageira.
Bem foi aí que apareceu a Nintendo para reerguer a indústria dos videogames. No início dos anos 90 para nós gamers, as coisas não eram muito diferentes de hoje em dia! Por exemplo a Nintendo não estava oficialmente no Brasil, e as empresas que faziam rádios, televisores, torneiras (?), é sério, na escola que estudava as torneiras eram da Milmar que foi a empresa que difundiu o Atari no Brasil,...
... e outros equipamentos de tecnologia vendo o potencial imenso desse novo mercado, resolveram fazer as suas próprias versões do Famicom (como era chamado nos EUA).
A saudosa Dynacom tinha o seu Dynavision, e a CCE fez o TOP GAME VG9000, TURBO GAME que tinha como vantagem em relação aos rivais o grande diferencial de rodar jogos de 60 e 72 pinos ou seja respectivamente o formato Japonês (cartuchinho) e formato americano (Cartuchão)
![]() |
Esse manche, estilo arcade / fliperama, era inútil, mal ficava posicionado no direcional direito |
![]() |
A caixa impressionava com a imagem de um caça de guerra e a seguinte frase: "video game de alta resolução" DOUBLE SYSTEM, :) |
Chega de história de Gamer que nasceu nos anos 80, e vamos aos games, e que GAMES:
Battletoads
Rare
![]() |
ARGH!!! Só de ver essa imagem já sinto a DOR!!! |
Até mesmo quem nunca jogou este jogo, acaba conhecendo ele através da internet e de amigos, é muito comentado a dificuldade altíssima desse jogo. E não é á toa! Battletoads testa seus reflexos e raciocínio como poucos jogos já fizeram.
Os gráficos, músicas, enfim, a parte técnica do jogo é ótima, como aconteciam com a maioria dos jogos lançados no ciclo final de uma geração passada! O contrário do que acontece hoje em dia, e só comparar os últimos jogos lançados para um Super Nintendo, Mega Drive, e os que foram lançados para playstation 1 e 2, por exemplo.
No caso desses dois últimos mencionados, foram lançados jogos que também saíram para a geração seguinte (X-Box 360 / PS3), só que eram ports muito mal feitos, muito piores que jogos lançados no meio do auge do console em questão, e também tínhamos os jogos anuais de futebol, NBA, NFL, etc..., Aliás eu gosto de jogar FIFA e PES, mas esse negócio das softhouses lançarem á cada ano um jogo de futebol, já encheu pra mim!, Pô mau aproveito o FIFA 15, e já saí o 16.
Parando com a divagação!!!
Battletoads também possui um ótimo design de personagens (você irá gostar muito deles), e também um bom design de cenários,e tudo feito de uma maneira muito inteligente, e é um jogo com bastante variedade de gameplay, é um jogo de Beat up, só que não é maçante como a maior parte dos jogos desse gênero, pois não existem tantos inimigos iguais para você descer porrada, o que o difere bastante de Beat'n ups, temos uma fase em que lembra jogo de navinha (Só que a "nave" não atira), Aliás eu nunca consegui chegar nessa fase, Para falar a verdade até pouco tempo atrás eu nunca tinha passado da terceira e maldita fase da moto voadora, e só consegui graças á maravilha dos tempos modernos, chamada: emuladores....
....
TUDO BEM, pode me chamar de noob!!!
...eu não ligo! Até porquê hoje em dia com essa vidinha nossa corrida, é difícil ter muito tempo livre para nos dedicarmos ao que tanto gostamos, Snif!!!
Battletoads foi desenvolvido pela Rare, Empresa inglesa que fez jogos muito bons no NES, SNES e N64. Tanto que virou exclusiva da Nintendo por um longo e improdutivo tempo... até que a Micro$oft resolveu comprá-la, e até hoje estamos esperando um novo Battletoads, ou Banjo Kazooie / Tooie.
Simplesmente um clássico!, que se você se denomina gamer e nunca jogou, está perdendo uma joia perdida, Apesar de muito difícil, principalmente já na terceira fase do jogo, o que para mim foi um contra do jogo, pois por mais que o desafio seja legal e viciante, foi muito frustrante para muita gente (eu incluso). Li em uma revista que um dos desenvolvedores principal do jogo havia se arrependido de ter feito uma fase tão difícil assim. Talvez seja por esse motivo que a versão japonesa de Battletoads que foi lançada depois teve a sua dificuldade bem aliviada, assim como a versão melhorada lançada para o Mega Drive, a qual ainda preciso conhecer!..
Bem, e pela dificuldade frustrante que esse jogo não está mais adiante, mas com certeza é um dos melhores jogos já feito para o NES!
Mas quem realmente se dedicar, ou como eu usar o state save do emulador, é um jogo que recompensa quem persiste. Não sendo de maneira alguma um jogo para qualquer um, pois como disse antes requer do gamer calma, paciência e raciocínio.
Sunsoft
Eu possuo mais carinho ao Batman Returns que também era um bom jogo! mas tenho que admitir que Return of the Joker é o melhor game do personagem lançado para os 8 bits.
Aliás se têm algo que acho muito chato hoje em dia, são pessoas que se dizem gamers, e que defecam em todas as mídias possíveis que o melhor jogo do Batman foi o Batman Arkham City e suas contrapartes, dizendo que NUNCA teve um jogo bom do Batman, o que mostra uma total falta de informação de ALGUNS jornalistas e gamers. Pois como assim não existiu jogos bons do Batman antes da série ARKHAM, concordo que são jogos muito bons, só que antes deles , teve Batman Returns, Batman Return of the Joker para NES, Batman Returns do SNES, Batman & Robin MD e SNES, e apesar de ser um jogo muito linear o Batman Begins da Electronic Arts lançado para PS2, X-BOX era bem divertido.
E é bem melhor que BATMAN FOREVER do Playstation / S. Saturno. Aliás qualquer jogo é melhor do que essa bomba. Veja o video abaixo só para você ter uma ideia do quanto esse jogo é uma merda, na minha opinião, com certeza deve ter alguém que tenha gostado, assim como têm mulheres lindas que namoram caras feios. Vejam abaixo o video e tirem suas próprias conclusões
https://www.youtube.com/watch?v=EOwxmk3v2no
Mas voltando a Return of the Joker...
Este game se trata de um jogo de ação muito divertido, e que ao invés de desferir socos e chutes, a principal ação de Batman no jogo é mandar batarangs na fuça dos inimigos. Aliás para que sujar a roupa de sangue de meliantes, quando se pode simplesmente derrotá-los com um, ou vários batarangues!
Seguindo á regra de jogos de macho dos 8bits, não espere moleza, BROTJ se trata de um jogo difícil mais que faz com que nos sentimos como um verdadeiro super herói quando conseguimos após zilhões de tentativas passar uma fase, ou derrotar um chefe, vide: Battletoads e Ninja Gaiden também presentes nesta lista.
Porém diferente desses dois jogos citados, BROTJ possue passwords, que para quêm não sabe, eram códigos no qual você digitava em uma tela e ia direto para a fase do código digitado...
...Ah! vá sério?????
Enfim, eram uma verdadeira salvação em jogos difíceis como esse e faziam o papel dos memory cards do Playstation.
Há umas fases em que Batman usa uma espécie de foguete e voa na horizontal fazendo com que o jogo vire um tipo de Darius, gradius ou R-type á sua preferência, pena essas fases serem bem curtas, pois eu gostei muito do estilo delas. O visual do jogo é belíssimo para os padrões do NES, e as músicas são muito boas.
Nintendo
Punch Out chegou aos EUA com o nome do maior pugilista do esporte na época, o que deve ter ajudado bastante nas vendas, isso até ocorrer o escândalo do estupro que Mike foi acusado, o que fez com que a Nintendo mudasse o nome desse jogo, e das futuras sequências.
Mas não foi só o nome que fez esse jogo ganhar fama, esse jogo possuía personagens carismáticos e uma jogabilidade divertidíssima, e fazia com que você estudasse os movimentos dos lutadores adversários para conseguir vencer, funcionava assim: o adversário faria um movimento ou grunhido antes de algum golpe que aplicaria, então você saberia se precisaria esquivar e se sim para que lado seria.
Se você procura um jogo com ótimo humor, esse é o jogo. Pretendo fazer uma análise do Punch Out!! do Wii em breve, aguardem!!!
10. River City Ramsom
Technõs Japan
A primeira vez que joguei esse jogo achei que era um jogo sobre o anime Yu Yu Hakushô, devido á grande semelhança dos personagens principais com Yusuke e Kuwabara.
Uma coisa é certa River City é ótimo beat' n up (ou como a galera chamava: Briga na rua, porradaria, etc..), que como grande diferencial em relação á outros jogos do gênero possui elementos de jogos de J-RPG, por exemplo você passará por ruas onde não há inimigos, podendo comprar items que aumentam a força de ataque, ou que recupere o vigor do personagem. Você também poderá comprar revistas que melhorem algum atributo do personagem.
Ao invés de passarmos por fases como os demais jogos, River City possui uma liberdade de ir e vir bem legal para a época, você pode correr direto pelas ruas iniciais, só que mas á frente no cenário os inimigos diferem dos demais pela cor da camisa representando diferentes gangues e quanto mais longe você for mais difíceis os inimigos ficarão, fazendo com que você precise coletar moedas que os inimigos deixam ao morrer para conseguir comprar um item que lhe dê mais força para só assim conseguir seguir em frente.
O jogo possui bastante humor em relação aos designs dos personagens que ficaram bem engraçados.
9. Kirby's Adventure
Hal l.aboratory / Nintendo
https://www.youtube.com/watch?v=LyU-mKTAauk
Reparem na imagem acima, Não se engane esse é um jogo de Nintendo 8 bits e não Super Nintendo como se parece.
Realmente Kirby's Adventure é para mim juntamente com Ninja Gaiden 3 um dos jogos mais bonitos dos 8 bits, e não é só em relação á gráficos que Kirby se destaca, temos ótimas e contagiantes músicas, uma jogabilidade divertida e inovadora, pois Kirby pode copiar poderes dos inimigos ao comê-los, lembra um pouco Majin Boo da série Dragon Ball Z, até a cor dos dois são a mesma. e assim a Nintendo criava mais um personagem carismático, e tinha amigos meus que tinham preconceito de Kirby só por ele ser essa bolota rosa e fofa, Preconceituosos, Aff!
8. Ninja Gaiden II
Tecmo
![]() |
Haviam cenas animadas entre as fases, o que era uma grande adição |
Outro ponto que se destacava muito é que o jogo era muito, mas MUITO DIFÍCIL mesmo, tanto que mesmo tendo tentado por várias vezes quando criança zerar ele, eu não conseguia, mas mesmo assim não me fazia sentir frustrado, só um "pouco" nervoso fazendo com que eu jogasse o controle "acidentalmente" no chão, o que fazia eu me arrepender completamente de ter feito, rsrs.
Mas mesmo com toda essa dificuldade, eu sempre sentia vontade de revisitá lo para tentar pela última vez (bem, nunca era a última,aí...aí...).
O que portanto não o torna um jogo ruim, muito pelo contrário possui visual, músicas e sons muito bons, e Ninja Gaiden realmente parecia um ninja de verdade pela sua velocidade e habilidade, o que o diferia do também ótimo jogo da concorrente SEGA: Shinobi que era mais lento e tão difícil quanto Ninja Gaiden, parece que jogos de ninja têm que ter por requesito uma dificuldade extrema para serem considerados dignos de terem ninjas, e só lembrar do dificílimo Shinobi do PS2 (Esse depois de muito penar, eu consegui terminar) e Ninja Gaiden e sua sequência que foi lançado primeiro para o 1° X-BOX.
7. Super Mario Bros. 2
Nintendo
SMB 2 não é bem o segundo jogo canônico da série Super Mario. Eu explico: A verdadeira sequência do Super Mario Bros, foi lançada no japão, e depois de algum tempo finalmente chegou ao Estados Unidos com o nome de Super Mario Bros - The Lost Levels.
E dizem (nunca joguei) ser um jogo muito difícil, e os executivos da NINTENDO resolveram com o sucesso de Super Mario 1 no ocidente, que não seria bom lançar uma sequência com dificuldade tão alta, e resolveram fazer dele uma versão modificada de outro jogo japonês: Yume Kōjō: Doki Doki Panic . Ou seja, trocaram os personagens de Yume Kõjõ por personagens do mundo de Super Mario Bros. O que provou mais tarde ter sido uma decisão muito acertada, pois o jogo fez sucesso. Aliás esse tipo de prática era bem comum na era 8 Bits.
Agora, falando do jogo: SMB2 se trata de um jogo muito divertido, obviamente por ser uma versão modificada de outro jogo existente, possui uma jogabilidade diferente de SMB 1.
No jogo você pode ao ficar em cima do inimigo, pegar ele é jogá-los um contra os outros. No cenário, têm portas que te levam á versões modificadas do cenário, onde só dá para enxergar as silhuetas dos items e cenários.
Durante o jogo a várias momentos que pegar uma chave em uma sala onde existem mascáras penduradas, que assim que pegamos a chave uma dessas máscaras sai em sua perseguição, só parando quando você larga a chave o que torna o ritmo do jogo mais frenético e os designs de fases nesse momento é genial!
Durante o jogo a várias momentos que pegar uma chave em uma sala onde existem mascáras penduradas, que assim que pegamos a chave uma dessas máscaras sai em sua perseguição, só parando quando você larga a chave o que torna o ritmo do jogo mais frenético e os designs de fases nesse momento é genial!
Vice Project Doom
Sammy
Vice, é uma união de tudo que há de melhor em jogos de ação 8bits em um único cartucho, é o tipo de jogo que seu eu conhecesse na época em que tinha um NES e fosse comprar um jogo, o escolheria sem pensar duas vezes.
Vice possui uma história muito bem contada e interessante, diferentemente da maioria dos jogos da época. Similar á Ninja Gaiden, título esse que com certeza foi referência a Project Doom este possue muitas cenas quadro a quadro, que são muito bem feitas tanto em ilustração como em história.
Vice possui um dos visuais mais bonitos do NES, e boas músicas para ouvir enquanto matamos ninjas, animais selvagens e o que mais vier. A primeira fase começa com uma fuga alucinante de carro, no estilo do jogo Super Spy Hunter, temos também fases com o estilo das fases de tiro do Robocop 2, ou seja, visão em 1° pessoa e você controla uma mira na tela enquanto atira em alvos em movimento.
Esse jogo foi ao lado de Ninja Gaiden 2 e Castlevania 3 o top 3 do gênero ação do NES
6. TMNT - Tartarugas Ninjas - Project Manhattan
Konami
Eu gostei de todos os tartarugas ninjas lançados para NES, mas eu tive esse jogo e portanto ele têm um lugar especial em meu coração gamer, é um jogo muito divertido de se jogar, no qual se aumenta consideravelmente a diversão se você jogar com algum amigo ou irmão. A jogabilidade melhorou com pulos mais precisos e agéis e com um especial diferente para cada um dos tartarugas.
Como contras do jogo citaria 2, 1° é que com o tempo fica bem enjoativo. Mas acho que é porquê ele não tinha muita variedade, e também porquê eu joguei tanto esse jogo que conheço cada pedacinho de cenário do jogo. e 2° por possuir gráficos bem mais coloridos e detalhados que Tmnt 2 the arcade game, sua versão anterior, acontecem muitos slowdowns (câmera lenta) no jogo em lugares com muito inimigos e tal. Mas esses dois contras do jogo não tiram o mérito de ser um dos melhores jogos já lançados para Nintendinho.
5. Super Contra
Konami
Eita jogo difícil da porra, sô, mas mesmo assim guardo um espacinho no meu coração para ele, pois me prorpocionou muita alegria e raiva ao mesmo tempo só como Contra, Ninja Gaiden e hoje em dia Dark Souls nos prorpociona, fora que na epóca em que joguei ele eu adorava os filmes do Rambo.
4. Double Dragon 2 - The Revenge
Technõs Japan
![]() |
Foram muitas tardes de muita diversão! |
Double dragon 2 se trata de um jogo do gênero Beat'n up que para quem não sabe é um gênero de jogo de ação no qual o gamer controla um personagem que vai distribuindo socos e pontapés em inimigos, no decorrer do caminho irá enfrentar chefes, e para recuperar energia seu personagem poderá comer por exemplo: pedaços de comida encontrado em lixeiras, hehehe! Chamavámos na época esse tipo de jogo de: luta / porrada na rua).
Como de praxe para os jogos da época, a história era bem simples, na qual os irmãos porradeiros Billy e Jimmy tinham como objetivo limpar as ruas da cidade dos criminosos que a infestavam e também buscando vingança pela morte da namorada do ...
Há fases em um plano mais amplo de ação,onde você poderia caminhar para cima e para baixo, e outras fases são em apenas um plano mesmo. Eu guardo ótimas lembranças desse jogo e jogando o novamente para relembrá-lo e fazer esse artigo, percebi o quanto ainda é divertido espancar meliantes pelas ruas de Nova York!
O game possuía um visual com palheta de cores que contrastavam bem com o cenário. No entanto os cenários não possuiam movimentação. Haviam cenários bem variados, e as músicas e efeitos dos sopapos entre os personagens ficaram ótimos.
Além do tradicional 1 Player, dá para escolher dois modos de dois jogadores: o 2P Mode A que é um modo de cooperação entre dois jogadores normal, e o 2P Mode B que tinha como diferença, o fato de poder desferir golpes no parceiro sendo que o vencedor ficava com as vidas do jogador derrotado, Claro que se você não tivesse com quem jogar de dois você escolheria esse modo, para que assim pudesse ter vidas extras, facilitando um pouco sua aventura pelo jogo.
Só por curiosidade, O primeiro Double dragon recebeu um remake chamado: Double Dragon Neon, remake este que possuí uma ótima mecânica de jogo, que aliás lembra demais a jogabilidade dos double dragons lançados para NES.
O jogo também possui um visual estilizado bem legal, assim como remixes das músicas do jogo, que ficaram fantásticas. Se você gostar de Beat'n ups, ou for fã de Double Dragon, eu recomendo fortemente!
4. Castlevania III - Dracula's Curse
Konami
![]() |
Imagem do primeiro jogo |
![]() |
Castlevania 3 possui cenários bem detalhados |
Em sua terceira versão Castlevania chega ao seu auge nos 8 bits, pegou tudo que tinha de bom no 1° jogo e melhorou e ainda por cima corrigiu erros do Castlevania 2.
Castlevania possuía todos os ingredientes para ter sucesso no NES, Possuía um visual bacana e sombrio, Músicas muito boas e um ótimo desafio, isso para não dizer que era difícil para caramba!
3. Mega Man 2
Capcom
Mega Man 2 possuí ótimos designs de levels e inimigos com destaque para o chefe da imagem acima
Veja esse video épico:
https://www.youtube.com/watch?v=3LOxmglSSo8
Para uma criança jogar uma batalha épica dessas em um Nintendo é algo para ficar guardado na memória para sempre! Nem preciso mais escrever sobre esse jogo.
2. The Legend of Zelda
Nintendo
Para mim esse foi o percursor dos jogos de Mundo aberto estilo GTA, afinal podíamos ir para onde quisermos no mundo do jogo que era bem grande, assim como muitos bons jogos do NES eu só conheci esse jogo muitos anos depois que eu possuia o Nintendo, e tenho certeza que teria amado esse jogo do mesmo jeito que hoje. The Legend of Zelda é um jogo de action / RPG muito mais ação do que RPG que faz com que você fique totalmente absorvido pelo mundo do jogo. E esse é um dos jogos com um dos temas mais clássicos de todos os tempos
E o melhor jogo de Nintendinho que joguei foi:..........
1. Super Mario Bros. 3
Nintendo
Só joguei o 1° Super Mario Bros. quando eu já possuia um Playstation 1, Esse foi o 1° jogo da série que joguei ele vinha em uma das várias coletâneas que existiam na epóca, Você sabe aqueles cartuchos em formato americano (grande) que continham 8 jogos na memória, pois é eu tive um e foi uma das melhores aquisições que meu irmão conseguiu para NES, para você ter uma idéia nele estavam a maioria dos jogos que estão nesse artigo. Enfim, Super Mario Bros 3 é um marco para os videogames, ele foi lançado quando o NES já estava saindo de cena para a entrada do SUPER NES, e diferente de hoje em dia quando os últimos jogos de um videogame que está saindo de linha são uns lixos pois as desenvolvedoras deixam o trabalho para a plataforma anterior para novatos da empresa e também lhes dão muito menos orçamento para tecnologia e para contratar especialistas. Bem, nos tempos dos 8 bits era completamente o contrário, ou seja, os jogos extraiam ao máximo os poderes do console.
Menções honrosas:
Ninja Gaiden 3
Tecmo
Seguiu os passos de sucesso de Ninja Gaiden 2 com ainda mais refinamento e visuais lindos, só não está no lugar de NG2 porquê não trouxe tanta inovação quanto o mesmo.
Mighty Final Fight
Capcom
Esse é mais um dos grandes games que só conheci anos mais tarde, e se trata de uma ótima conversão de um jogo de arcade para NES. Bem, na verdade eu não diria que seja uma conversão, pois Mighty difere demais das suas contrapartes, possuindo um visual bem colorido e bem feito, possuindo um tom cartunesco, sendo que os personagens possuem um formato conhecido por SD (Super Deformed), ou seja eram designs de personagens diminuídos com a cabeça grande, vistos em muitos jogos dos anos 90 como por exemplo: Final Fantasy VII do PSOne por exemplo.
E os designs dos inimigos eram mais variados do que o normal, haviam até os chefes Sodom, Sensacional, pena não ter conhecido na época!
Todos os outros games do Mega Man
Capcom
Mega Man é um dos jogos mais desafiantes que tínhamos, e todas as versões para Nintendinho são muito bem feitas, é praticamente o mesmo jogo de sempre só que com inimigos, história e visuais diferentes. O que me fez escolher o MM2 em relação aos demais que possuíam até mais refino na parte técnica, entenda como Visual e Som a Capcom resolveu não fazer algo diferente nas sequências, provavelmente por limitações de hardware e falta de cunhões da Capcom para se arriscar em algo diferente ou inovador. Mas têm aquele ditado : "Que não se meche em time que está ganhando".
Battle Master
Sunsoft
![]() |
Agora sem de onde tiraram o design da Hello Kity, kkkk |
BM me lembra muito uma versão em miniatura de Mass Effect, tá tudo lá, têm o veículo de exploração, a roupa de soldado espacial que pelas costas parece a Hello Kity, kkkkk. é sério!
Têm visuais bonitos, músicas legais e uma jogabilidade bem divertida, um dos únicos pontos fracos do jogo, é a sua história besta, pela apresentação entendemos o seguinte, o personagem principal é um adolescente que têm como bicho de extimação um Sapo !!!
O Sapo foge de seu cativeiro artificial, e acaba indo parar em uma lata com MATERIAL RADIOATIVO !!!
...
Mas que diabos uma lata com material radioativo está fazendo no quintal de um cidadão normal!, Enfim, como todo mundo tá cansado de saber, pois aprendemos com filmes, desenhos e videogames que quando um ser têm contato com algo radioativo ele fica forte e ganha superpoderes. Bem o sapo virou o Rash de Battletoads e acabou caindo em um buraco que surgiu no chão!!!
O que faz com que o moleque dono do sapo vá átras do seu sapo, que aparentemente virou um monstro, o que me faz pensar que talvez esse moleque seja o grande vilão da história, e que está perseguindo o pobre Rash que só que a sua liberdade!
O fato é que assim que caí no buraco o garoto encontra um super carro do 007 e assim começa o jogo, o adolescente atrás do sapo nessa espécie de submundo.
...
O que dizer de um enredo ridículo desses, bem eram os anos 80 e a história não era importante em jogos como é hoje em dia!
Mas em termos de jogo de ação Battle Master cumpre muito bem o seu papel de nos prorpocionar muita ação frenética e sem muita frescura.
Ultimate Stuntman
Camerica
![]() |
Não era só Zelda que teve cartucho na cor dourada. E olhem o cara da capa, parece o Douph Lundgren que fez Rock ao lado de Sylvester Stallone |
![]() |
Amo o estilo dessa primeira fase do jogo |
O legal deste jogo é que ele possuía uma variedade bem legal de estilos de jogo temos fases de ação em 2D, Fases de tiro em 1° pessoa, fases que nos remetem á jogos de navinha. Tirando as fases de corrida com visão de cima ás outras eram bem fraquinhas principalmente as de ação em 2D estilo Robocop. E esse jogo é daqueles que só quêm jogou na época ainda o fazem hoje em dia, ou seja para relembrar algo que nos trouxe alegria quando criança.
Heavy Barrel
https://www.youtube.com/watch?v=uFI2FREa3Fk
Esse foi um dos jogos que mais joguei no meu Top Game da CCE, se trata de um jogo de ação com visão por cima, mas um pouco de lado do personagem e se passa em um cenário de guerra. Se não me engano o infame Contra legacy do Playstation 1 possuía também fases nesse estilo.
E como eu já havia dito, eu gosto muito de filmes do Rambo, que era um dos personagens do cinema que eu mais gostava, então não foi difícil gostar desse jogo que se passa em um ambiente parecido com os dos filmes do Sly (Sylvester Stalonne, para leigos).
Super Spy Hunter
Sunsoft
Super Spy Hunter é um jogo de ação, no melhor estilo 007. A visão do jogo é de cima, e controlamos um carro em fuga pelas ruas de uma cidade, e no caminho vamos devastando todos os carros, motos e helicópteros inimigos, é um jogo parecido com jogos de nave, onde temos que ter um bom reflexo para desviarmos de tiros e mísseis e eventualmente enfrentamos chefes. Com certeza é um jogo muito divertido e vale muito á pena conhece-lo!
Street Fighter 2, 3 e 4
(pirata da Yoko Soft)
Não vocês não leram errado, é isso mesmo, eu joguei Street Fighter 3 e 4 muitos anos antes do lançamento, Bem não eram Street Fighters oficiais, mas na falta de um Street original da Capcom, até que deu para quebrar um pouco o galho (apesar de vários defeitos).
Quando conheci Street Fighter 2 no fliperama eu fiquei obcecado pelo jogo, só que naqueles tempos não era fácil conseguir dinheiro para comprar fichas para a máquina, e os bares ou lugares onde tinham essas máquinas não eram nem um pouco hospitaleiros.
Então quando descobri que tinha Street Fighter 2,3 e até o 4 para Nintendinho eu fiquei empolgadíssimo, e pedi para meu irmão alugá-los para mim, e para uma criança que nem sabia que eram jogos piratas e não oficiais, esse tipo de coisa não fazia muita diferença. E reconheço que me diverti com essas versões fraquíssimas, mas não é o tipo de jogo que merece estar em um top games, vale mais pelo saudosismo que nos proporciona.
Putz! esse artigo ficou maior do que eu planejava inicialmente!
E mais uma vez obrigado! Favor comentem o que acharam dos meus artigos, aceito sugestões de análises e críticas também são muito bem vindas, pois eu procuro melhorar sempre.