Breath of Fire
Capcom - Desenvolvedora e produtora
SUPER NES - Datas de lançamento: 3 de Abril de 1993 no Japão - 10 de Agosto de 1994 nos Estados Unidos.
Game Boy Advance - 6 de Julho de 2001 - 1 de dezembro de 2001 (Versão testada, jogada e aprovada).
Olá... o primeiro jogo da série do Bafo de dragão, quer dizer, Breath of Fire que joguei foi BoF 3, e também foi um dos primeiros jogos de j-rpg que joguei. Eu amei esse jogo, e me diverti muito até que após umas 30 horas de jogo o save do Memory card ficou corrompido, e por eu não ter muita experiência em j-rpgs acabei deixando apenas um file no save...Putz! foi um GRANDE ERRO meu!
Aliás se um de vocês dois aí que estiverem lendo esse artigo. Por favor nunca, eu disse NUNCA, façam essa burrice. Enfim, após ter resetado várias vezes o console, assoprado o Memory card (?) e não ter dado em nada, Eu acabei desistindo e teria que recomeçar o jogo denovo do zero. O que eu eventualmente não fiz pois haviam muitos bons jogos lançados para Playstation na época e, eu resolvi voltar á jogar Legend of Legaia que foi o 1° J-RPG que joguei, e terminei.
Um bom tempo depois eu joguei Breath of Fire IV jogo que cheguei perto do final, após umas 40 horas de jogo e para a minha tristeza meu Playstation 1 estava com problemas no leitor e parou de rodar o jogo. Um dia ainda pretendo terminar o BoF3,e o BoF4, mas resolvi começar pelo 1° como deve ser feito, e estou jogando o em meu Smartphone Nokia Lumia através do ótimo emulador de Game Boy chamado MyBoy. pelo que li, essa versão possui gráficos um pouco melhorados, em compensação traz um som mais fraco que a versão do Super Nintendo.
https://www.youtube.com/watch?v=t9YmM-uGDD0
Comercial japonês de Breath of Fire
Do que se trata e algumas dicas para quem nunca jogou este tipo de jogo
Breath of Fire é um ótimo jogo de J-RPG, e o que seria J-RPG? Bem, explicando de uma maneira bem resumida seria um tipo de jogo no qual o jogador controla personagens através de um mapa e no caminho vai ocorrendo batalhas aleatórias, no qual alguns jogos disponibilizam certos items para evitar por uma quantidade de tempo essas batalhas, que no caso de BOF é o item chamado: >>>
No decorrer do jogo você irá conhecer e visitar cidades ou vilas onde irá poder conversar com seus habitantes e assim ficará pouco á pouco tendo conhecimento da história do jogo, nessas cidades, você poderá dormir na INN o que fará que seu HP - Energia, vitalidade e seu MP - pontos de mágicas fiquem completos.
E também poderá comprar armas, escudos, armaduras e items em lojas variadas. dentre os items os que mais se destacam nesse tipo de jogo são as poções de cura, antidoto, o item de cura do status stun.
Nesse tipo de jogo você têm que estar preparado para ter bastante tempo livre e é bom não jogar outros jogos do mesmo estilo simultaneamente, eu fazia isso e sempre voltava para o jogo após um tempo sem me lembrar direito do que tinha feito ou o que tinha que fazer. O jogador deve procurar evitar correr (RUN) de batalhas e usar o item >>> deixando este último para ocasiões de desespero, quando por exemplo você está com level baixo e acabou avançando demais no mapa e sendo assim pode morrer á qualquer momento, e portanto precisa encontrar algum lugar, uma aldeia por exemplo para descansar e comprar items.
È muito bom ter um conhecimento bom em inglês nesses tipos de jogos, pois a história costuma ser um dos pontos fortes deste tipo de jogo, não que não dê para jogar, eu mesmo já joguei e até zerei alguns bons jogos de J-RPG sem saber nadicas de nada de inglês e consegui me diverti, mas claro que depois de ter um certo conhecimento de inglês ou ler matérias dos mesmos jogos percebi que tinha tido uma experiência incompleta. Ainda bem que já está começando á aparecer jogos como Tales of Zestiria legendado, fico só imaginando quando finalmente poderemos jogar um Final Fantasy totalmente dublado. Seria demais!!!
História
O mundo de BOF possue muitos tipos de seres inteligentes e culturalmente bem diversos, temos os humanos, os Wyndians que são humanos com asas (anjos?), e se transformam em pássaros enormes quando preciso, ''homens peixes'' (que geralmente são comerciantes), têm também os seres divinos que influenciam
Todo BOF têm em comum a aparição de personagens e suas reencarnações que são Ryu e Nina
Personagens
Os personagens de BOF são muito carismáticos e bem desenhados, realmente é um dos pontos fortes dessa série. O competente criador de Mega Man, Keiji Inafune foi o criador dos personagens e fez as ilustrações dos mesmos.
O personagem que controlamos se chama Ryo originalmente, pois dá para mudar o nome no começo do jogo como de praxe, e ele descende de um clã de dragões.
A história sempre se baseia nele, e o põe cheio de mistérios sobre ele mesmo. Assim como outros rpgs o personagem é "mudo", não aparecem falas ou vozes, mas apenas pontinhos. Ryu possui uma aura de mistério, tímido e dotado de um coração nobre é muita coragem.
Possui um grande poder, mas nem sempre é capaz de suportar. Perde sua paciência e explode de raiva caso tentem algo contra às pessoas inocentes. Seu comportamento lembra o de Goku\Gohan ou seja ele pode perder o controle. Ele pode se tornar um dragão muito foda.
Princesa Nina
Nina é da raça Wyndia,
Acho essa personagem bem sexy...Que foi??? vai dizer que você nunca teve uma quedinha por uma fada linda de cabelos alaranjados que possuem pernas delicio...aham! continuando...
Aqui lhes trago mais uns belos characters designs:
Olha só que bela personagem! Esse queijo i no fume, ops!, Keiji Inafumi conhece mesmo do assunto, kkkk.
Gameplay
Uma coisa legal que descobri é que a Square soft criadora de Final Fantasy que localizou entenda por isso fez a tradução dos textos para o mercado americano, o que foi uma ótima escolha por parte da Capcom que não tinha experiência em fazer a localização de jogos com tantos textos como o gênero de J-RPG exige.
Sistema de batalha
O sistema de batalha é bom, tendo como diferencial o fato de termos até 7 personagens na tela?
Músicas e ef. sonoros
As músicas são muito bem compostas e me agradaram muito, os cenários possuem efeito de pingos de água caindo em uma poça, e quando caminhamos sobre esqueletos no chão de dungeons escutamos aquele barulho dos ossos se debatendo o que ficou muito massa.
Prós
Desenho e carisma de personagens
Visual
Músicas
Contras
Nada muito relevante, talvez a história pudesse ser um pouco mais elaborada
Conclusão
Breath of Fire é um ótimo jogo de J-RPG e mesmo tendo muitas séries boas por aí do gênero, BOF se sobressai graças á atenção á pequenos detalhes vistos acima, o que realmente faz toda diferença no final. É uma pena que a Capcom assim como a SEGA deixaram praticamente de lado suas ótimas franquias de J-RPG, ou seja BOF por parte da Capcom e Phantasy Star da SEGA. Aliás tanto a Sega como a Capcom decepcionam demais seus fãs que não são poucos.
Enfim, se você curti J-RPGs, como Final Fantasy, Dragon Quest e Tantos outros, com certeza irá gostar muito de BOF. E se você nunca jogou um J-RPG dê uma chance á esse jogo que na minha opinião é uma ótima escolha para quem quiser conhecer esse estilo de jogo, já que não possui uma dificuldade tão exagerada e não há a necessidade de ficar upando muito. Então é isso, espero que tenham tido uma boa leitura e vamos que vamos!!!
Extras
Durante á minha jogatina eu temia não conseguir terminar Breath of Fire pelas experiências terríveis que passei com o BOF 3 e BOF 4. Mas já estou com 20 horas de jogo e tudo está correndo bem, quando terminá-lo, irei postar um pequeno artigo sobre o que achei do final do mesmo...
THE END???
Nenhum comentário:
Postar um comentário