O que eu ando jogando...

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Mass Effect - Análise X-BOX 360

Mass Effect
Desenvolvimento – Bioware
Data de lançamento – 20 de novembro de 2007


  Oi, preparem-se para conhecer um dos melhores jogos que já joguei na minha já longa vida gamer.
  Espero que apreciem o texto, e por favor fiquem livres para comentar, Let's rock!

Do que se trata:
Antes de começar á minha análise gostaria de contar o histórico da Bioware que possuí em seu currículo jogos do naipe de Baldur's Gate, Star Wars: Knights of the Old Republic, Jade Empire e Dragon Age, só jogão da mais alta qualidade sendo que os três últimos citados possuíam algo bastante em comum com Mass Effect que é o sistema de escolhas nas partes de diálogos, ou seja, dependendo de sua resposta ou ação esse fato irá ter consequências boas ou ruims, irei explicar mais um pouco adiante...
  
  Mass Effect é um jogo de ação em 3° pessoa, com temática de ficção científica e com elementos de rpg, ME foi lançado primeiro para X360 e após um tempo para PS3 e computadores. Para apreciá-lo melhor é necessário um conhecimento bom em inglês, pois há vários momentos do jogo que você irá se decidir entre Paragon (Bom), neutro ou Renegade (mal) e essas escolhas determinarão o rumo da história do jogo, que para mim é algo foda demais.
  
  Você pode criar um personagem do zero, ou já pode começar com o personagem original da série de sobrenome Sheppard (o primeiro nome pode ser alterado), que pode ser homem ou mulher.
 Á várias opções de personalização, e dá para fazer personagens bem diferentes.
  Você também pode escolher a classe do personagem, são três no total: earthborn, sole survivor







História e personagens:

  A galáxia está presa em um ciclo interminável de extinção. A cada 50.000 anos, uma raça antiga de seres artificiais robôs (máquinas) invade a galáxia. Com eficiência implacável, essas máquinas varrem para fora toda a civilização orgânica avançada. Eles deixam para trás apenas as ruínas espalhadas de tecnologia, destruindo todas as evidências de sua própria existência.
  
  Poucos acreditam nesta lenda antiga. Você, no entanto, sabe que é verdade. A luta para acabar com este evento de extinção se tornou a mais importante missão na galáxia. É sua missão. Como comandante Shepard do SSV Normandy, você terá a sua equipe de reconhecimento de elite através de uma galáxia em turbulência, em uma corrida desesperada para parar o retorno de um inimigo sem piedade.       Para parar esse inimigo, você deve agir sem remorso, sem hesitação, e fora dos limites da lei.
  
  Seu único imperativo é preservar a segurança da vida civilizada na galáxia - a qualquer custo. Você deve tornar-se a ponta de lança da humanidade, pois só você sabe a extensão do que está em jogo, se você falhar.

Protagonista:














Commander Sheppard - É o personagem humano da série, seus atributos como gênero, habilidades, aparência e habilidades são todas customizadas através do jogo. Se você optar por escolher o personagem do jogo sem fazer nenhuma alteração seu nome será John e será earthborn ou sole survivor. É o típico personagem principal que possui uma grande história de batalhas e dom de liderança.

Membros do Esquadrão:





Ashley Willians - Nascida na colônia de Sirona no sistema 61 Ursae Majoris, Ashley Madeleine Willians vêm de uma família com tradição militar, após completar os estudos se alistou na marinha da aliança onde foi designada para uma academia de formação de recrutas no Macapá no Brasil. Pois é quem diria que Macapá iria aparecer em uma história de um jogo. 

  Ela foi designada a fort Charles Upham em Titã uma das luas de Saturno, e lá foi premiada com uma comenda por sua técnica de assalto ousada em um exercício de campo simulando um ataque a Turinus.

  Logo ela se destacou em relação aos demais soldados e virou líder do esquadrão, Apesar do ótimo desempenho ela não obteve novas oportunidades de avanço, o que ela nunca conseguiu entender.
 Parece existir um certo preconceito por ela ser mulher ou algo do tipo.



Garrus Valkarian - é um Turian, que como a maiorias dos da sua espécie teve seu treinamento militar iniciado aos quinze anos, após isso segui os passos de seu pai e se tornou um membro da divisão de investigação C- SEC ele foi responsável pela investigação de Saren, e eventualmente foi enviado a uma missão com sheppard para impedir Sarem e pegar o geth. Se nota uma desconfiança dos humanos em relação aos turians.



Kaidan Alenko -  é um sentinela humano e um marine da systems alliance, é um dos membros iniciais de Sheppard. É um biotic com implantes L2 que são conhecidos por causarem danos neurológicos graves nos seus usuários, e, portanto, esses implantes são algo polêmico no mundo de Mass Effect.


Liara T' Soni -  É uma pesquisadora asari que nos últimos 50 anos pesquisou sobre a tecnologia e cultura dos protheans especialmente sobre a extinção dos protheans. Ela nasceu em Thesia e têm 106 anos o que em relação aos Asari equivale a idade adulta dos humanos. Ela é especialista em uso de biotics.




Tali'Zorah nar Rayya - É aqui está uma das personagens mais interessantes e misteriosa do jogo, ela é uma Quarian filha de Rael' Zorah um membro da admiralty board, quando jovem Tali era um gênio da engenharia mecânica, Tali foi enviada para liderar uma importante missão, durante uma peregrinação que todos de sua raça fazem, um rito de passagem no qual ela têm que fazer uma viagem pelo universo e trazer algo que seja de bastante valor para seu povo.

Urdnot Wrex - Um dos últimos Krogan Blattermasters, que são indivíduos com a rara particularidade de combinar um grande poder de fogo com poderosas habilidades biotics. ''Wrex'' para os mais íntimos é um famoso mercenário e caçador de recompensas Krogan está muito preocupado com o destino do seu povo após a genophage que foi uma arma biológica introduzida pelos turians durante as Rebeliões krogan.
  
  Essa arma biológica diminui a probabilidade de gestações viáveis das fêmeas da raça Krogan isso combinado com a tendência anti-social e violenta dos Krogan deixa os à beira da extinção.




Aliados:
Admiral Tadius Ahern - Esse veterano da primeira gerra de contato, por esse fato carrega um certo rancor dos Turians, Mesmo isso não o impede de dar uma boa formação a turianos. Ele é oficial da Systems Alliance e comanda Pinnacle Station.

David Anderson - Natural de Londres na Inglaterra,David é capitão original da SSV Normandy, é um grande herói de guerra humano.

Kate Bowman - Filha do reverendo Michael Bowman, É uma engenheira humana que trabalha no asteroid X57. Após um ataque terrorista batariano, ela se esconde com seu irmão Aaron, e envia um pedido de socorro que é interceptado pela SSV Normandy. Ela fornece informações á Sheppard.

Dr. Karin Chakwas - É a lider médica da SSV Normandy, assim que se formou se alistou na Alliance em busca de aventuras exóticas, ela percebeu com o tempo que a vida militar não era nada romântica, mesmo assim permaneceu sendo militar para servir a humanidade. 
  
  Ela senti que existe algo especial em trabalhar com soldados, se ela saísse da vida militar ela acha que estaria abandonando quem tanto precisava de seus cuidados. e por esse motivo resolveu permanecer no trabalho. Você pode repor os estoques de Medi-gel em seu consultório. Medi-gel é o recuperador de energia vital do jogo.

Jeff "Joker" Moreau - É o piloto da nave normandy que por ser muito bom no que faz ás vezes fica um pouco arrogante. Ele possui problemas de saúde e por este fato não gosta de se sentir inferior aos demais da tripulação, é um personagem bem construido na trama.


  Se você leu até aqui, deve ter percebido o quanto a história de Mass Effect é rica, e o legal e que ela é bem contada e seus segredos são revelados aos poucos de uma maneira muito inteligente.


Por dentro do jogo:
 Controle: O jogo é de ação em terceira pessoa, quando você mira com a arma, a câmera fica posicionada sobre o ombro do personagem assim como em Resident Evil 4, ou seja, ficou da hora!

  Aqui o melhor e planejar, e usar barreiras para se proteger, pois os inimigos possuem um arsenal tão ou mais poderoso que o seu.

  O visual deste jogo é magnífico, os modelos dos personagens é foto realístico e possuem expressão realistas que fazem o seu papel, de nos passar o sentimento dos personagens.
 O cenário é muito bem elaborado com cada planeta possuindo sua particularidade, há planetas com gêisers e vulcões, durante a exploração caem meteoritos, existem planetas com atmosfera tóxica, com temperatura variadas, e por esta razão os personagens utilizam trajes especiais para que possam andar sobre estes terrenos.

  O jogo possui músicas orquestradas de nível dos filmes de Star Wars e outros de ficção científica.
Os efeitos sonoros também são de alto níveis, assim como a dublagem, em que cada voz combina perfeitamente com o personagem.

Pontos positivos: História com vários caminhos a serem escolhidos pelo jogador, visual e som de qualidade, além é claro de um ótimo controle.

Pontos negativos: Temos alguns pequenos bugs que são até perdoáveis em vista de ser o primeiro jogo de uma nova franquia, e um dos primeiros grandes jogos de uma nova geração. Uma coisa que sugiro é que vc salve o jogo ao invés de colocar no automático, digo isso porquê com o save no auto acontecem pequenos, mais chatos travamentos, Se for optar por isso não se esqueça de salvar manualmente.

Para finalizar:
 Se você for fã de jogos de ação em terceira pessoa com elementos de rpg, e está em busca de um jogo com uma história bem desenvolvida você amará este jogo, Se você gosta de Star Wars também irá se sentir em casa.
 Mass Effect é um jogo muito desafiador, e possui uma galáxia riquíssima que vale muito a pena conhecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário