O que eu ando jogando...

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

TOC NOS GAMES

TOC NOS GAMES


                            
  Para quem não conhece o termo TOC significa Transtorno Obsessivo Compulsivo. Se trata de um transtorno psicológico que faz com que as pessoas repitam rituais por várias e várias vezes, seja pensamentos e

 Por exemplo uma pessoa que lava á mão repetidas vezes por achar que a mesma continua suja, bem como devem ter percebido se trata de algo bem incômodo e triste.

 Como a própria pessoa percebe que seus pensamentos ou atos são sem sentido, ela disfarça. E evitar tocar nesse assunto relutando em procurar auxilio médico psiquiátrico. até com medo do preconceito das outras pessoas.

nunca está limpo o bastante!

  E não pense que esse transtorno é raro, infelizmente é algo muito comum hoje em dia. Eu ão irei explicar detalhadamente sobre essa ''doença'' pois esse blog é sobre games.
  Mas se você se interessar pelo assunto, ou perceber que sofre dessa doença e portanto quiser mais detalhes sobre essa doença recomendo esses artigos:

http://drauziovarella.com.br/letras/t/toc-transtorno-obsessivo-compulsivo/

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/10/aprenda-diferenciar-o-transtorno-obsessivo-compulsivo-da-mania.html

MAS Cleirthom que raios o TOC têm á ver com videogames???

  Vou explicar a minha experiência pessoal, achei que era o único á passar por esse sofrimento, mas um tempo atras li um artigo na ign gringa falando justamente desse tema, onde o autor explicava o sofrimento que essa síndrome causava nele.

  Eu até pouco tempo atrás ainda sofri de TOC, só consegui vencer esse transtorno com ajuda de terapia, remédios e muita força de vontade, até porquê não adianta nada ajuda de um profissional da saúde, sendo que você não têm foco em melhorar!

  Me lembro que quando criança eu ficava com manias de olhar para algo repetidas vezes, sem explicação aparente, pois se eu não fizesse isso eu não me daria por satisfeito, esses episódios não eram tão frequentes, então consegui seguir em frente com a minha vida, Mas tarde adquiri a mania de ficar lavando a mão, até que a mão chegasse á sangrar, triste, não?
 
  Com o tempo consegui por conta própria eliminar essas "manias" de minha vida, o problema é que por algum motivo eu adquiri uma nova "mania" que acabou envolvendo o meu hobby predileto que é jogar videogames, assistir animes e filmes. Bem eu vou explicar o que aconteceu, Eu começava á jogar um jogo e acabava por achar que não tinha feito a fase ou missão de maneira correta, e o que eu fazia? Sobrescrevia o save do jogo por um novo NEW GAME. Tá até aí, nada de muito grave, até porquê foi só uma ou duas vezes né? ERRADO!!! eu simplesmente repetia esse ato por várias e várias vezes, até simplesmente desistir de jogar o tal jogo.

  Um depoimento que li no artigo da IGN foi de um cara que antes de começar um jogo novo tinha que sempre entrar no menu de opções do jogo para verificar todas as opções e ver se estava tudo correto de acordo com o que o jogador queria e só assim começava o jogo, e depois de começar o jogo esta pessoa depois de um tempo tinha pensamentos que não tinha alterado algo no menu de options da maneira correta, e o pensamento era tão persistente que a pessoa acabava resetando o jogo e voltava a fazer o mesmo processo de novo, de novo e de novo.... até que por fim desistia de jogar o jogo.

  Um bom tempo depois consegui com ajuda de artigos sobre o assunto na net e com a ajuda de profissionais da área eliminar de uma vez por todas essas manias, que SÃO UM SACO!!!

Hoje em dia é muito comum esse tipo de transtorno psicológico, se você leu esse artigo e se identificou com o assunto, fique livre para perguntar qualquer coisa para mim, eu responderei com prazer, e eu resolvi escrever esse artigo porquê só quem passou, e ainda passa por isso sabe o quanto é horrível esse transtorno, como esse blog é sobre games e para gamers eu lhes passei o  que esse transtorno faz com quem gosta desse hobby, mais essa doença afeta todo tipo de hobby ou simples tarefas do cotidiano das pessoas. Muito obrigado e espero que tenham curtido esse artigo!

Até breve!!!