Rockstar Games
Esse foi o primeiro GTA em 3D que joguei, isso foi em 2005 se a minha memória não falha.
Me lembro claramente o quanto adorei esse jogo, e como foi incrível jogar um jogo onde se pode fazer quase tudo que você quiser!
E o melhor é que você pode cumprir as missões na ordem que quiser, por exemplo: você pode trabalhar de motorista de ambulância mesmo que isso signifique que você atropele pobres pedestres desatentos no caminho enquanto vai atender o chamado, hehehe,!, ser bombeiro, trabalhar na polícia, ser um gigolô, pode participar de corridas nos mais variados tipos de veículos, controlar um helicóptero, avião civil, caças e tanques de guerra e muito, mas muito mais mesmo... É incrível as possibilidades que esse jogo nos traz.
Uma das coisas que mais gostei no jogo foi o fato da Rockstar ter incluído um toque de jogos de rpg no título, por exemplo: No controle do personagem você pode fazer academia e ficar musculoso, e assim ficar mais forte, o que vai fazer com que seus golpes fiquem muito mais fortes, ou pode se entupir de Fast food típicos dos EUA e ficar obeso, o que vai fazer com que você corra 2 metros e já fique de línguas para fora de tão exausto, o que consequentemente fará com que suas fugas de gangues rivais e policiais fiquem bem mais complicadas.
![]() |
o gordo, o magro e o marombado |
San Andreas é um dos jogos mais ambiciosos já lançado, ele pegou tudo que fez da série o sucesso que é, ou seja jogo de ação em mundo aberto, o chamado ''sandbox'', violência, temas maduros e polêmicos etc...e melhorou até quase o limite da geração PS2 e X-Box.
A história de GTA SA é muito bem contada e foi baseada no cenário do rap gangsta do início dos anos 90 em Los Angeles, mas especificamente em Comptom (Canton no jogo).
Os personagens principais se parecem muito com rappers famosos, O que não acho ter sido coincidência, temos o Carl Johnson"CJ" para os íntimos que parece ser baseado no lendário 2Pac, têm o Sweet irmão de CJ, e líder da gangue Groove Street Families que parece com o Ice Cube. Big que lembra o Biggie Smalls (Notorios B.I.G) e Ryder que é praticamente o EAZY E (esse era gangsta mesmo, é só ver o filme Straight out Compton, que aliás é um ótimo filme e mostra bem o contexto da periferia de Los Angeles, vale muito á pena mesmo.
Comparação entre Gangsta rappers e personagens do jogo:
![]() |
Sweet = Ice Cube |
![]() |
Eazy E = Ryder |
Têm um filme que parece ser muito bom também, ele se chama "Boys' in da hood" com tema parecido com o de GTA SA, no jogo aliás temos músicas de alguns desses rappers que mencionei acima. Músicas que combinam demais com a história do jogo e criam um ambiente bem autêntico.
Aliás esse é o GTA com a melhor trilha sonora na minha opinião, temos rádios que tocam rap, funk (americano), rock, pop, country, reggae, Talk shows e notícias, e independente da rádio e do estilo musical, acabei gostando de muitas das músicas que nunca tinha ouvido antes na minha vida. Destaque para o tema principal que toca sempre que cumprimos uma missão.
A dublagem ficou perfeita, temos grandes nomes na dublagem que fizeram um incrível trabalho, o CJ foi dublado pelo artista de Hip hop Young Maylay, e temos também a participação especial do excelente ator Samuel L Jackson que dubla o policial corrupto Frank Temppeny
Então como mencionado acima GTA SA se passa em Los Santos um estado baseado na localidade real de Los Angeles. Progredindo no jogo você também irá conhecer cidadezinhas do interior, temos um cemitério de aviões (Ferro-velho), deserto, cidade de San Fierro (São Francisco) e mas para o fim do jogo é liberado a cidade de Las Venturas (Las Vegas) que ficou muito bem feita.
Dito isso, vemos que o mapa desse jogo é enorme, se você for á pé do sul do estado ao norte do mesmo, vai levar um tempão para cortar o estado. Isso se reflete nas missões que lá para o final do jogo são mais longas o que pode irritar um pouco quem curtiu o estilo das missões de Vice City, o que não foi o meu caso.
CJ mudou se de Los Santos para sair da vida bandida, ele foi para Liberty City (Nova York), e infelizmente após anos longe ele recebeu de seu irmão Sweet, a notícia que sua mãe foi morta por gangues rivais da gangue de CJ a Groove Street Family.
Assim que chega em Los Santos, CJ é interceptado por três policiais corruptos que chantageiam CJ para que o ajudem nos seus trabalhos sujos, CJ fica sem saída e acaba tendo que ajudar esses fdps. Se você prestar bastante atenção na história perceberá que CJ não é um cara tão mal como outros protagonistas dos GTAs anteriores, e é juntamente com Niko Bellic e Michael os três personagens principais que mais gosto na série de jogos GTA.
Enfim, CJ chega em casa, e vê que a Groove Street F. perdeu muito respeito e território entre as outras gangues, principalmente a gangue rival os Ballas que se vestem de roupas da cor roxa.
Então assim começa o enredo do jogo que vai se desenvolvendo com muitas reviravoltas, e que possui muitos personagens carismáticos.
A jogabilidade melhorou em relação aos GTAs anteriores mas ainda ficou faltando mais inovação... por exemplo no controle da mira, e na reação dos inimigos aos disparos de suas armas. O controle sobre o personagem ficou ótimo, melhorou muito em relação aos GTA's anteriores, agora CJ pode nadar, pular muros são pequenos toques que os fãs da série pediram e que foram prontamente atendidos. Já o controle dos veículos é fácil, e é muito gostoso controlar os carros, destaque para o controle de motos que melhorou muito desde GTA Vice City. Um fato que eu também gostei muito, foi que de acordo com o tempo que você utiliza um carro ele vai ficando sujo, pena que quando explodem ainda não tenha ficado legal, e continua aquele lance de se o carro ficar tombado dentro de segundos ele explode o que é bem irreal, e acredito eu, que isso aconteça para poupar memória restante para a programação do jogo, mas esses são detalhes irrevelantes dado á grandeza do jogo!
GTA SA possui muitas, e variadas missões. Esse é com certeza um dos trunfos da série que faz com que o gamer sinta vontade de jogar mais e mais sem enjoar. Diferente de jogos do mesmo estilo que foram lançados após o sucesso de GTA, exemplo do bom game baseado no ótimo filme: Scarface que apesar de ter qualidades, tinha como principal defeito ter missões repetitivas. Aliás falando em Scarface, Os desenvolvedores de GTA basearam várias coisas da série nesse filme, em especial GTA Vice City.
Eu zerei esse jogo no PS2 umas duas vezes, e estou jogando o novamente no X-Box 360, mas precisamente a versão HD, que possui novas texturas nos gráficos além é claro da melhor resolução e realmente ficou mais bonito que a versão um pouco serrilhada do PS2, mas que peca por ter queda de frame rates constante, e ter um bug no som que faz com que a música que você está ouvindo na rádio do jogo pule para a próxima antes de acabar de rodar, e se não bastasse esse bug temos o desaparecimento das vozes dos personagens em alguns diálogos, Realmente a Rockstar pisou na bola, GTA SA hd é o mesmo jogo com visual mais definido e bonito , mas infelizmente veio com esses bugs novos, uma pena!
Mas se você não jogou á versão original, vale sim á pena adquiri-lo no formato digital, isso se não estiver em um preço abusivo.
Dependendo do tipo de jogador que você seja você pode terminar o jogo em menos de 50 horas, isso se você completar só as missões principais, mas se você for igual á mim que fui absorvido pela história e ambientação de San Andreas, irá passar das 100 horas fácil, fácil... e o bom é que você não irá nem notar que se passou tanto tempo, pois GTA SA é muito divertido, e não é a toa que é hoje uma das maiores séries dos games de todos os tempos, e essa versão é muito querida pela grande maioria de gamers.
Uma coisa que não posso deixa de comentar, é sobre a enxurrada de mods que fãs do jogo fizeram em cima de GTA SA. É incrível como têm gente criativa e á toa por aí, rsrsrs. Eu não sou muito fã de jogar mod não, questão de gosto, mas tenho que admitir que têm mods muito bem feitos por aí, têm de tudo que você puder imaginar, GTA RIO, GTA SÃO PAULO, GTA BH, GTA SONIC, MARIO, SPIDER-MAN, BATMAN (?) sendo que a maioria é medíocre contendo apenas pequenas alterações de carros, camisas de pedestres, que eles trocaram por de times de futebol de cada região, e etc...
![]() |
Fusca tunado feito por fãs |
![]() |
SuperMano |
É triste constatar que muitos gamers que jogaram San Andreas e GTA IV e amaram esses jogos nos seus respectivos tempos, Assim que é lançado uma nova versão da série simplesmente ignoram o quanto á tecnologia avança dentro de 4 á 5 anos (que é mais ou menos o período de tempo entre um jogo novo da franquia) e falam o quanto San Andreas ou Gta IV é paia. Exemplo: Assim que foi lançado GTA V muitos simplesmente esnobam os jogos antigos da série e falam que eram uma merda. ridículo isso, na minha opinião!
Aliás eu gostei para caramba de GTA V!
Só senti falta dos toques de rpg que a Rockstar tinha adicionado em San Andreas, questão de gosto!
Mas estou só divagando á verdade é que esse ponto que mencionei até que não fez tanta falta assim não, mas espero que o próximo GTA tenha finalmente uma protagonista do sexo feminino como estão pedido muito por aí, e que volte com elementos de rpg que tinha no San Andreas.
Então é isso espero que tenham gostado, e o próximo review será de um jogo de nova geração mais especificamente do X-BOX ONE. Espero que vocês me acompanhem.