O que eu ando jogando...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Shenmue I - Dreamcast

SHENMUE - Chapter 1: Yokosuka


   Para a minha primeira análise eu escolhi escrever sobre um jogo que está no meu Top 10 de melhores jogos. Um jogo que custou milhares de dólares e que teve um retorno pífio para a sua produtora, no caso a SEGA. Que naquele tempo já não estava nada bem.
  O criador de Shenmue é o designer de jogos Yu Suzuki, que criou vários sucessos dos arcades como Out Run, Hang On, Space Harrier e Virtua Fighter.
  Jogos viciantes que faziam pessoas gastarem muito dinheiro em fichas, e cada jogo que yu e sua equipe lançava gerava rios de dinheiro para a SEGA. Yu Suzuki foi ganhando cada vez mais confiança dos seus patrões, e assim pode dar andamento ao seu projeto chamado na época de Berkley.
  Shenmue foi desenvolvido como um Action rpg do grande sucesso dos arcades: Virtua Fighter, tanto que Ryo Hazuki é como uma versão mais jovem de Akira Suzuki, e Lan di seria como uma versão do Lau chan.

A seguir algumas semelhanças entre ambos personagens: 






Talvez se tivessem mantido os personagens de Virtua fighter tivesse vendido mais...

DO QUE SE TRATA ENTÃO: 
 Shenmue é o primeiro jogo do gênero F.R.E.E, criado por Yu Suzuki, F.R.E.E significa: Full Reactive Eyers Entertainment que seria algo como: Entretenimento de olhos reativos.
 Eu conheci Shenmue através da saudosa revista Gamers que a cada preview deixava eu e amigos ainda mais empolgado com o jogo. Lembro me de naquele tempo ter pensado que era um sonho se tornando realidade, Pois sempre falava com amigos de um jogo neste estilo, um jogo no qual os personagens não soltavam magias, e não seria baseado em mundos mágicos, contendo enredos megalomaníacos, ao invés disso teríamos um jogo que prezava pelo realismo e pelas artes marciais para jogar. Não que shenmue não possua um lado místico, pelo contrário. Mas, o lado mágico de Shenmue só é demonstrado na parte final de Shenmue II.

 Eu pessoalmente sempre sonhei com um jogo assim, e quando vi que estavam realizando meu sonho, fiquei muito ansioso em jogar este jogo. Quando o jogo foi lançado, foi muito bem recebido pela mídia, e teve notas altas em sites, e revistas especializados. Mais infelizmente ás vendas foram muito aquém das expectativas, mas nada que tenha evitado uma sequência, que pelo que li já estava em andamento quando Shenmue já estava sendo lançado. Anteriormente Shenmue seria dividido em vários capítulos, mas como o primeiro capítulo não vendeu muito, acabou sendo reduzido.

 Shenmue não é um jogo para qualquer jogador, não têm tanta ação, magias e violência como tantos jogos de sucesso por aí!. Na verdade Shenmue é um jogo bem correto é têm várias passagens legais nas quais passam lições de vida e filosofia das artes marciais, como quando Ryo se lembra de seu pai lhe ensinando artes marciais, têm vários momentos em que você pode escolher entre ajudar ou não pessoas pelo caminho, no começo do jogo você pode ajudar um funcionário de uma farmácia á pendurar uma placa comercial, e este acaba lhe indicando o caminho á seguir no jogo. ou você pode procurar outra maneira de conseguir o seu objetivo. são essas possibilidades de chegar ao objetivo por outros caminhos que fazem o jogo ter um bom replay, eu mesmo zerei Shenmue, cinco vezes no mínimo, e sempre que o joguei notei algo que não tinha visto antes.

HISTÓRIA ( SPOILERS a frente)
 A história de Shenmue é sobre vingança. Resumindo: Ryo chega em casa em um dia chuvoso, e vê um carro preto do lado de fora, e a empregada da residência caída no chão. 






...mas adiante se depara com Fukuhara um estudante de artes marciais que mora na residência de Ryo, sendo arremessado pela porta do dojo, entrando no dojo, Ryo presencia uma luta entre seu pai Iwao Hazuki, e um misterioso homem que usa uma roupa com um dragão desenhado.
  Iwao é derrubado, Ryo reage, e tenta acertar em vão Lan-di que com esforço mínimo agarra o pescoço de Ryo e ameaça mata-lo se Iwao não o entregar a Phoenix Mirror, um artefato misterioso e ponto chave do enredo. Iwao resolve revelar onde a mirror está guardada, e Lan-di manda os seus capangas pegarem o artefato, com o objeto em mãos Lan-di revela que Iwao matou alguém na china, e que ele iria se vingar da morte dele, Recomeça a luta contra o pai de Ryo que sofre um golpe muito forte e caí no chão, Ryo que está ferido nada pode fazer, Lan- di e sua trupe fogem e Iwao morre nas mãos de Ryo. Passado alguns dias de luto, Ryo promete vingança contra o assassino de seu pai e saí na rua investigando e procurando pelo misterioso assassino de seu pai ao mesmo que procura saber o que aconteceu na China. (Fim dos spoilers)

Mesmo tendo uma história inicialmente simples, ela te instiga a querer saber mais e mais, e me instigou tanto que fez com que eu virasse uma madrugada jogando ele.

CONTROLE
 Shenmue possui uma jogabilidade ótima, era ótimo controlar Ryo no controle grande e meio desengoçado do Dreamcast, quando Ryo entrava em uma luta, o cenário era delimitado a um certo espaço, e ficava parecendo Virtua fighter só que assim como uma luta na vida real se você vacilasse já era, não adiantava muito esmagar botões, Você tinha que usar uma estratégia, se defendendo, esquivando e utilizando comandos iguais ao Virtua Fighter para vencer a luta, e como de praxe quanto mais perto do final, mas difícil ficava o jogo. O legal era como Ryo aprendia os golpes, você encontrava personagens pelo jogo, alguns mestres de artes marciais. que lhe ensinavam, e não pense que o jogo lhe dava os comandos de mão beijada não, Assim como na vida real você ouvia as instruções e através das mesmas tentava dar o golpe, e aos poucos ia acertando o comando até conseguir desferir o golpe perfeitamente, Isso é um verdadeiro deleite para quem praticou ou pratica artes marciais. 

Quick Time Events
O que é? - Se trata de apertar botões que aparecem aleatoriamente na tela, no tempo e momento certo, para que o personagem desempenhe uma ação. 
Shenmue foi um dos primeiros jogos com QTE, que depois ficaram tão populares, e foram incluídos em quase todos os jogos de ação, de uma maneira nem sempre caprichada e divertida como shenmue ou god of war por exemplo.
  Os QTE deste jogo são empolgantes e foram muito bem encaixados no decorrer do jogo, são como se você controlasse um filme de ação daqueles mais fodas, e o  legal é que há ocasiões que mesmo vc errando um movimento poderá seguir em frente que dará para passar do qte de uma outra forma. e isso realmente mostra como capricharam nos detalhes neste jogo.

Em um certo momento do jogo Ryo precisará de trabalhar para conseguir dinheiro para uma viagem, e Ryo trabalhará  como operador de empilhadeira de um porto, e ao contrário do que eu pensei no começo foi muito divertido esta parte.





 o legal é que antes do expediente começar os trabalhadores do porto disputam uma corrida de empilhadeiras pelo porto, e chegando nas primeiras colocações o jogador recebe uma cápsula com um mini empilhadeira. Aliás, existem várias máquinas com tais cápsulas, de vários temas diferentes como: Sonic, Virtua fighter, uma com personagens variados da Sega,... etc. e é muito legal esses colecionáveis.  



VISUAL
  Os gráficos de Shenmue são bem detalhados, e mesmo anos depois do lançamento ainda era difícil ver um jogo com tanta riqueza de detalhes, as texturas de prédios e ruas eram realistas, e o ambiente do jogo ficou muito bem feito. E me lembro de ter lido que Yu Suzuki e seu time de produção tiraram fotos da locação do jogo, e passaram para as texturas.
 Ah! sim, Yokosuka é uma cidade real, uma cidade portuária onde teve, e ainda têm grande influência da cultura americana. Pois existe ali uma base naval americana, inclusive tem uns vídeos de fãs de shenmue que viajaram para yokosuka, e mostram a incrível semelhança entre a Yokosuka real e a fictícia.

Para quem interessar:



Para quem estava acostumado com os gráficos quadradões, com serrilhados e baixa resolução de texturas do Play 1 e companhia, foi realmente um choque. não é como hoje com a mudança de PS3 para PS4, ou X360 para Xone, que apesar da diferença gráfica evidente, não é tão enorme como era de um play one para o PS2 ou DC, ou mesmo do Atari para o Nes.

Fico imaginando Shenmue 3 em um PS4 ou Xonão, nas mãos da equipe original com a direção de yu Suzuki seria um jogo com gráficos de cair o queixo, e seria um jogo ideal para mostrar as capacidades gráficas de um console de nova geração, por isso mesmo não entendo o porquê da Sony ou a microsoft não bancar o lançamento deste jogos. Que pela força dos poucos mais persistentes fãs como eu, vai acabar sendo lançado através do Kickstarter, pois pelo que vi nas comunidades do face sobre o jogo, conseguiria o dinheiro necessário para a produção de Shenmue 3. Eu como tantas outras pessoas que conheci no face gostaria demais de ver o final do jogo de saber se Ryo irá se vingar da morte do pai, para qual lugar Ryo irá se aventurar desta vez.

Na verdade mesmo longe do ideal, eu e muitos outros fãs gostaríamos de ver a continuação de Shenmue nem que seja em outro tipo de mídia como o anime.



 SOM
  O som do jogo encaixou de maneira perfeita no jogo é quase como um som ambiente, e combinam perfeitamente com o horário e história do jogo de momento, aliás o time de compositores do jogo, tinha Yuzo Koshiro que compôs várias obras primas como Streets of rage 2 e Shinobi 3, Ys e tantos outros jogos.
  Aqui o tema principal do jogo https://www.youtube.com/watch?v=UiqJzCp1vSQ  
 em termos de efeitos sonoros, é parecido com virtua fighter. ás vezes os golpes soam meio secos, mas eu achei adequado, a dublagem não decepciona e combina com os personagens.


 PONTOS NEGATIVOS
 Mas mesmo sendo fã do jogo, eu não posso deixar de indicar os poucos mas irrelevantes pontos negativos. Lembrando  que muitos desses pontos foram sanados na sequência, um deles que pode incomodar quem é mais impaciente, é que se você perder um encontro com algum personagem chave para seguir na história do jogo, você terá que esperar no tempo do jogo, que pelo menos não é igual ao tempo real. No jogo 1 hora equivale a 1 minuto de tempo real. E isso pode ser um saco ás vezes, pois Shenmue te instiga a querer saber o que vai acontecer, e yokosuka não têm tantos lugares para se divertir enquanto se espera, como o fliperama onde dá para jogar Hang On original do arcade e outros jogos de arcade com interação que servem como treinamento para os quick time events.

 As telas de loading também são constantes e quebram um pouco o ritmo do jogo, mas para um jogo de 1999, e pela qualidade gráfica do jogo são justificáveis. 




CONCLUSÃO 
 Shenmue definitivamente foi um jogo á frente de seu tempo, e é uma pena que um jogo tão bem feito e com uma proposta tão inovadora não tenha vendido tanto, mas isso não me surpreende, pois como disse antes esse jogo não é para qualquer gamer. O que me surpreendeu foram as baixas vendas no Japão onde teroricamente eles adoram jogos com interação entre pessoas.
  Mas quem lhe der uma chance poderá descobrir o porquê deste jogo ter marcado tanto a quem o jogou, pois não se trata de um jogo muito violento, ou que apele para o sexo ou palavrões para vender, ( Não que eu não goste deste tipo de jogo, muito pelo contrário) Mas prova que não é preciso recorrer a esses temas para um jogo ser divertido e marcante, só não irá vender quase nada, mas...


MINHA NOTA É 10
Muito obrigado para quem me acompanhou nessa análise.
Gostaria de dizer que acho ridículo o tal de control c / control v de cópias de blog que vejo na internet, se alguém quizer o contéudo deste blog, entre em contato comigo antes.
Portanto, esse texto não é uma cópia de nenhum outro blog, escrevi tudo o que achei do jogo, algumas curiosidades relevantes. Espero que tenham gostado!





Nenhum comentário:

Postar um comentário